Marketing de conteúdo: como utilizar esta estratégia

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias utilizadas com sucesso na retenção e na aquisição de clientes, em diferentes setores da economia. Mas, será que pode ser utilizado em áreas consideradas mais tradicionais, vistas como indispensáveis, como a contabilidade, por exemplo?

Qualquer tipo de empreendimento necessita do trabalho de um contador para que o negócio corra da melhor maneira, longe de problemas de fiscais ou de caixa. Mas essa “garantia” vinda do tipo de serviço não quer dizer que um escritório de contabilidade não deva investir em conteúdo para conquistar mais clientes.

Este artigo vai mostrar por que o escritório de contabilidade que decidir investir em Marketing de Conteúdo está tomando a melhor decisão de negócio para si. Confira!

Noções de Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de negócios, cujo objetivo é atrair o público-alvo de um negócio, no caso, a contabilidade, e manter seu interesse e sua fidelidade até que se tornem promotores da marca.

O Marketing de Conteúdo tem como base dois conceitos:

  1. Persona: representação de um cliente ideal, criada com base em pesquisas;
  2. Jornada do cliente: representação de todos os passos dados por uma pessoa, do seu interesse até o momento posterior à compra ou fechamento do negócio.

Esses dois conceitos fazem com que o marketing das empresas consiga criar o conteúdo certo, para o público-alvo certo, no momento certo.

A jornada do cliente é representada pelo chamado funil de vendas, que faz a diferenciação do grau de interesse de cada pessoa naquilo que a empresa está vendendo e o quanto ela está próxima de fechar negócio.

Para que isso tudo aconteça como esperado, o Marketing utiliza 4 canais principais para a distribuição de conteúdo para o público. São eles:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Search Engine Optimization, o SEO, que é a otimização do seu blog ou site para que seja encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google.

Dicas de Marketing de Conteúdo para escritórios de contabilidade

O Marketing de Conteúdo tem outro objetivo, que é tornar o seu negócio uma referência, uma autoridade no nicho onde você atua. Por isso, seguem algumas dicas para ajudar o seu escritório de contabilidade nesta empreitada:

  • Definição dos objetivos de marketing: é preciso que o seu escritório de contabilidade defina quais os objetivos das campanhas de Marketing de Conteúdo a serem realizadas. É aumentar as vendas? Gerar conhecimento da marca? Aumentar os pedidos de orçamento?
  • Criação de persona: como dito anteriormente, é preciso se basear em dados de pesquisas para criar a representação do seu cliente real. Isso guiará toda a produção de conteúdo que seu escritório for fazer;
  • Organizar ferramentas e canais: crie seu blog corporativo, escolha e organize as suas mídias sociais e defina as ferramentas para gerenciar tudo isso;
  • Crie um planejamento para seu conteúdo: quando postar no blog ou nas redes sociais? Com que frequência?
  • Acompanhamento de resultados: é preciso fazer a análise dos indicadores escolhidos para mostrar o aumento das vendas e, se for necessário, realizar modificações na estratégia.

Gostou deste texto? Esperamos que ajude você a utilizar o Marketing de Conteúdo como estratégia para seu escritório de contabilidade. Visite o site do Sistema Conta$ e conheça nosso sistema de gestão e controle financeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *